quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Macarrão com Abobrinha e pesto de rúcula

Seguinte pessoas: eu como macarrão quase toda quinta-feira. ponto.
e quando como macarrão não tenho tesão em comer salada (nem sei porquê isso já que habitualmente os italianos curtem a vibe salada + macarronada).
Bem, como eu vivo tentando não engordar (mais) costumo fazer macarrão com pesto (o tradicional de manjericão) ou com abobrinha ou com molho de tomate. Sem nenhum tipo de carne.
Daí que ontem minha mãe chegou a pensar em jogar a rúcula fora, já que ela havia comprado um maço novinho e bem verdinho. A antiga já tava de verde-amarelado para amarelo-bandeira... E a abobrinha também tava quase mofando. Foi então que veio a idéia: pesto de rúcula com abobrinha.
Fiz assim:

lavei com detergente e uma escovinha uma abobrinha média. Cortei em rodelas com mais ou menos 1cm de espessura, e depois cortei as rodelas em 4. Coloquei na panela azeite (quantidade suficiente para forrar o fundo da panela), alho pronto (não gosto de usar por não acho tão saboroso, mas hoje era dia de correr valendo!) e sal a gosto. Quando começou a torrar o alho coloquei os pedaços de abobrinha. Tampei a panela. Enquanto isso eu coloquei mais azeite no processador e triturei a rúcula. Coloque azeite o suficiente para ficar pastoso. Quando a abobrinha estava macia (al dente) misturei com o pesto:

Ah, desde antes de lavar a abobrinha a água do macarrão já estava no fogo. Eu, particularmente não coloco óleo na água, e só coloco o sal após a água levantar fervura. O macarrão que usei foi o fidelinho 10 da Adria, não é meu favorito mas cozinha em 5-8 minutos. Quando o macarrão ficou pronto eu escorri e coloquei na panela onde estava o pesto e a abobrinha.
Coloquei no prato e adicionei cubos de queijo coalho.
Voilà!

Dessa vez sobrou um pouquinho e eu fiz repeteco, mas geralmente uso um medidor que minha avó me deu e que tem a medida certa para uma pessoa =)

2 comentários:

Anna Terra disse...

a beringela foi o primeiro passo. a abobrinha será o segundo.
preciso ultrapassar os meus limites :P

tá com uma cara ótima :)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.