segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Educação x Religião

Hoje eu nem estava afim de falar de assunto sério, mas fazer o quê né? Parece que é maior do que eu...

Está tramitando no congresso um acordo entre Brasil e Vaticano para que o ensino religioso seja obrigatório nas escolas públicas, hoje o ensino é previsto pela constituiçao de 1988.

Daí que eu, enquanto agnóstica/atéia, não sou a favor. Segundo o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio “O que a Igreja Católica pede para si, ela também pede para as demais denominações”. Pra mim essa frase é de retórica e ponto. Vai me dizer que o dom aí toparia incluir na bibliografia o livro Deus, um delírio de Dawkins? Tá de piada né?

Aí podem dizer: mas Alice esse não é um livro religioso!; no que eu respondo: O ensino religioso deve também aborda a possibilidade da não-religiosidade. Ou você ainda é daqueles que acredita que apenas uma pessoa com formação e fé religiosa é capaz de atitudes éticas e morais? Leia Dawkins, e se ele não te convencer do contrário, ninguém mais convencerá.

Nenhum comentário: