domingo, 21 de novembro de 2010

Almoço do domingo

Durante a semana minha mãe havia comprado um corte de costela já temperada dizendo que ia ser o almoço do domingo. Claro que muitas coisas podiam acontecer no final de semana para que isso não se concretizasse, mas não foi o caso.
Ela queria me empurrar a costela só com legumes. Bati o pé e disse que ia fazer um arroz cremoso para acompanhar. Só não fazia idéia do que usar no arroz.

Parênteses: eu sou completamente fissurada em comida agridoce. Qualquer prato que combine doce e salgado chamará minha atenção e corro o sério risco de me apaixonar por ele (como é o caso do crepe Champanhe do La Plage que vai canarão, cream cheese e coulin de frutas vermelhas).

Olhei prum lado, olhei pro outro e não vinha nenhuma boa idéia. Foi quando meus olhos bateram na garrafa de ligor de cassis e eu pensei: porquê não né?

Então aqui vai minha receita de arroz cremoso de licor de cassis

Ingredientes:

4 dentes de alho grandes amassados
1 xícara e meia de arroz paboilizado lavado e escorrido
3/4 de xícara de licor de cassis
1 colher de café de páprica doce (aproximadamente)
1 colher de café de sal (aproximadamente)
2 colheres de sopa de requeijão de copo (usei da polengui light)
1 colher de sopa de azeite (aproximadamente)
água fervente

Preparo:

coloque em uma panela o azeite e o alho amassado para dourar. Quando o alho já estiver dourado acrescente a páprica doce e misture bem. Quando a páprica doce já tiver encorpado ao alho e ao azeite coloque o arroz lavado e escorrido e "torre" ele um pouco. Na xícara onde está os 3/4 de licor de cassis complete com 1/4 de água fervente e joque sobre o arroz. Deixe o álcool evaporar um pouco e acrecente uma xícara de água fervente quando o licor já tiver diminuído pela metade. Daí é colocar o sal e is colocando água fervente até o arroz ficar al dente. Quando estiver pronto desligue o fogo e acrescente as duas colheres de requeijão de copo. Tá pronto!

O arroz cremoso acompanhou a costelinha com geléia de pimenta (viciei nisso e a culpa é da Anna Terra) e legumes cozidos no vapor temperado com shoyo e azeite.


Um comentário:

Frederico Toscano disse...

Por que eu tenho um blog de humor e tu um praticamente de Gastronomia?
Vida mais escrota essa.

http://oblogdareclamacao.blogspot.com/