terça-feira, 29 de junho de 2010

A volta, primeira e segunda mudanças

E depois de quase 2 anos volto ao sertão...

Parece pouco tempo, mas pra quem ia na semana santa, são João, sete de setembro e nos outros finais de semana prolongados, dois anos é muito.

Mas as coisas não mudaram nesse período, ou melhor, não começaram a mudar há dois anos. Na verdade começou a mudar quando eu comecei a crescer. A casa que parecia imensa, já não era grande o suficiente para que eu, Victor, Daniel, e às vezes Thiago (os primos mais “chegados”) corrêssemos naquele entra-e-sai sem fim entre os intervalos das refeições. Não vou falar da infância, vou deixar para outro post... continuando.

A segunda grande mudança foi o adoecimento do meu avô, seguido pelo seu falecimento 4 anos depois aos 94 anos. Pois é, eu nunca o tinha visto pegar nem gripe, o danado foi e “pegou” Alzheimer e Parkinson (se não fosse uma pessoa tão humilde diria que ele queria adoecer com erudição). E porque mudou tanto? Oras, era ele quem ia na feira, subia a rua com um balde de carne na mão e outro com verduras e legumes, era ele quem cortava uma melancia para os netos sentado na varanda, era ele quem cortava, montava e ateava fogo na fogueira de são João, era ele que recitava versos e contava causos após o almoço ou jantar, era ele que puxava o carteado (e quando a vista já não estava esses balaios todo um dominozinho tava de bom tamanho). E depois veio a terceira mudança...

Um comentário:

Frederico Toscano disse...

Não esquece de vovô consertando a Rural na marra, apartando briga de desconhecido e carregando as toras da fogueira desão joão. Alem do pigarro que anunciava ele chegando lá da praça ainda.